O pequenino beija-flor possui um sistema pulmonar de duas fases que lhe permite utilizar todo o oxigênio que respira.
Esse design eficiente talvez não seja necessário para sua sobrevivência, mas para um pássaro que bate as asas até 80 vezes por segundo, com certeza é uma ajuda e tanto!
O beija-flor pode voar por entre as árvores e os galhos a uma velocidade incrível, ainda que seus olhos estejam um de cada lado da cabeça. Como será que eles conseguem manter a capacidade aerodinâmica que lhes permite voar com tal precisão, sem bater no tronco das árvores, nos galhos ou dos lados?
Nossos olhos têm uma fóvea, a qual nos permita focar em uma determinada área, enquanto nossa visão periférica permanece embaçada. Mas não é assim com o beija-flor. Ele tem duas fóveas, as quais permitem que ele olhe diretamente para frente e para os lados ao mesmo tempo!
E o terceiro fato surpreendente sobre o beija-flor que você provavelmente não sabia é que suas penas crescem em pares correspondentes, o que lhe garante igual número de penas em ambos os lados do corpo. Dez penas principais em cada asa e dez penas no rabo. É muito importante para um beija-flor que paira no ar ter elevação igual e, na verdade, essa necessidade já foi suprida.
Acaso? Ou planejado por um Criador amoroso?