No livro de Jó, Deus faz a seguinte pergunta: “Ou é pela tua inteligência que voa o falcão, estendendo as asas para o Sul?” (Jó 39:26). E em Jeremias 8, lemos: “Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação…” (Jeremias 8:7).
Será que isso é apenas poesia ou a Bíblia realmente tem razão?
Tem razão, sim, as aves sabem quando é tempo de migrar e, naturalmente, buscam o clima mais quente do sul no inverno, voltando para o norte quando se aproxima o verão.
O trinta-réis-ártico é uma ave marinha, também conhecida como andorinha-do-mar. Há cerca de um milhão de trinta-réis-ártico em todo o mundo e, assim como outras aves, eles também migram. Eles fazem uma rota particular, muitas vezes variando de ano para ano, para aproveitar os ventos predominantes. Sabe-se também que essas aves têm apenas um companheiro durante toda a vida, e podem viver até 30 anos.
No entanto, ao contrário de outros pássaros, sua rota de migração é realmente extraordinária. Veja, os trinta-réis podem começar sua jornada na Groenlândia, ou na Holanda, e viajar para o sul, descendo a costa da África… mas eles não param por aí. Alguns foram localizados voando para o leste até a Austrália, antes de virar para o sul e passar boa parte do ano na Antártida.
Quando começam a migração de volta, muitas vezes eles traçam uma rota totalmente diferente, para acabar, mais uma vez, na região setentrional do hemisfério norte. Uma jornada anual de 80.000 km, chegando a quase 2,5 milhões de km em sua vida.
Será que os pássaros voam por sua própria sabedoria? Ou será que o incrível trinta-réis aponta para um Criador muito mais inteligente, que incutiu o conhecimento inerente da migração nas aves do céu?
LIKE David’s FB page here: http://www.facebook.com/DavidRivesMinistries
FOLLOW us on Twitter: http://twitter.com/TheDavidRives
VISIT our official website for tons of free information: http://www.davidrivesministries.org
David Rives MUSIC: http://www.davidrivesmusic.com
For the TBN show “Creation in the 21st Century”: http://www.creationinthe21stcentury.com