Sir William Herschel nasceu em Hanover, Alemanha, em 1738. Seu pai era músico e encorajou o jovem Herschel nas artes musicais, assim como na matemática.
Além da sua língua nativa, o alemão, ele também aprendeu rapidamente o francês, o inglês e o latim, e aos 15 anos entrou para o serviço militar.
Com um confesso “desejo insaciável de conhecimento”, aos 19 anos, Herschel desistiu da carreira militar, mudando-se para a Inglaterra, onde se tornou organista na cidade de Yorkshire, e depois em Bath, em 1766.
Organista criativo e renomado, ele tocava vários instrumentos musicais e, mais tarde, se tornou diretor da orquestra de Bath. Herschel compôs vinte e quatro sinfonias e muitas outras obras menores.
No entanto, Sir William Herschel talvez seja muito mais famoso no campo da astronomia.
Seu amor pela matemática alimentou seu interesse pelas ciências, e seu estudo de ótica foi o ponto de partida para uma vida influente na astronomia.
Após ler as observações dos principais astrônomos da época, ele se sentiu compelido a ver, por si mesmo, os detalhes de planetas como Júpiter e Saturno.
Com cerca de 36 anos de idade, ele adquiriu um pequeno telescópio, mas logo já não se “contentava em conhecer só aquilo que os outros observadores já tinham visto”, dando início ao projeto de um imenso telescópio de, aproximadamente, seis metros de altura.
Isso o levaria a uma jornada de descobertas que mudaria para sempre a forma como vemos o nosso Sistema Solar.
Sou David Rives…
Os Céus Realmente Proclamam a Glória de Deus.
Tradução: Mariza Regina de Souza